Souto de Moura na corrida à reabilitação do Museu do Prado


Arquiteto português integra uma das oito equipas finalistas do concurso para reabilitar um dos museus mais conhecidos do mundo.





O arquiteto Eduardo Souto de Moura, que ganhou o Prémio Pritzker em 2011, integra uma das oito equipas finalistas do concurso aberto pelo Museu do Prado para reabilitação do seu Salão dos Reinos. Localizado em Madrid, este é o museu mais importante de Espanha e um dos mais conhecidos do mundo.

O museu pretende “a seleção de uma equipa de arquitetura, a partir da melhor proposta arquitetónica apresentada, que permita a recuperação do Salão dos Reinos e ofereça ao Museu do Prado um espaço de exposições alternativo, de alta qualidade, para apresentação dos destaques da sua coleção e desenvolvimento de um programa específico de exposições sobre questões-chave da história e património histórico espanhol.”

Esta semana, o conselho de curadores do Museu do Prado, após aprovar as contas anuais de 2015, revelou a lista dos oito finalistas do concurso, na qual está o arquiteto português, ao lado de outros reputados arquitetos internacionais com experiência em reabilitação de edifícios antigos, como Norman Foster e Rem Koolhaas, também eles vencedores do Prémio Pritzker.

As equipas selecionadas têm agora até dia 30 de outubro para apresentar as suas propostas, sendo que o júri tomará a decisão até final do ano. As obras, que deverão aumentar o espaço do museu entre 4.300 e 5.800m², têm um orçamento previsto de 1.756.315 euros.



Das 47 equipas que concorreram aos trabalhos de reabilitação, estas são as oito finalistas:

  • Cruz y Ortiz Arquitectos
  • Nieto Sobejano Arquitectos
  • UTE B720 Arquitectura – David Chipperfield Architects
  • Office for Metropolitan Architecture (O.M.A.) Stedebouw B.V.
  • UTE Souto Moura Arquitectos – Juan Miguel Hernández León – Carlos de Riaño Lozano
  • UTE Foster + Partners – Rubio Arquitectura
  • UTE Garces de Seta Bonet Arquitectes – Pedro Feducci Canosa
  • UTE Gluckman Tang Architects – Estudio Álvarez Sala – Arquitectura Enguita y Lasso de la Vega


Comentários