Sonae Sierra lidera na gestão de centros comerciais pelo mundo


A empresa, que diz ter uma taxa de ocupação de 95,5% dos seus centros, está presente em 14 país de quadro continentes.





A Sonae Sierra, detentora de centros comerciais como o Colombo ou o Vasco da Gama, desenvolve a sua atividade em 14 países, chegando a quatro continentes e está agora a apostar nos mercados emergentes. A empresa assumiu a gestão de centros comerciais como uma área de negócio e os resultados têm sido muito reveladores: dos 88 centros comerciais que gere, 46 são da sua propriedade e 42 são de terceiros. Atualmente tem também sete projetos em desenvolvimento, quatro seus e três de terceiros.

No último ano, a empresa chegou à China e à Rússia, alargando a sua presença internacional, e assinou 41 novos contratos de prestação de serviços, repartidos pela Europa, Norte de África e Ásia, num valor de 22,6 milhões de euros.

Elsa Monteiro, responsável de sustentabilidade e comunicação da Sonae Sierra, anunciou que as maiores perspetivas de crescimento se colocam nos mercados emergentes, apesar do “avanço de projetos nos mercados emergentes ser mais demorado”.

A gestora de centros comerciais, que afirma ter uma taxa de ocupação de 95,5% dos seus centros, não avança se está interessada nos quatro centro comerciais Dolce Vita à venda em Portugal, mas acrescenta que “Portugal e Espanha continuarão a ser mercados core e estáveis para a Europa, embora não haja perspetivas de novos desenvolvimentos”.

A empresa continua empenhada em lançar novos conceitos de loja e novas políticas ambientais. No último ano, conseguiu uma poupança de 18,6 milhões de euros em resultado das medidas de eco-eficiência, cujo processo de iniciou em 2002/ 2003.


O saldo de poupança é superior aos 13,3 milhões de euros investidos em 2014 em diversas iniciativas ambientais. Nos últimos anos, teve uma redução de 18% no consumo de água e 40% no consumo de energia. Baixou ainda as emissões e viu a taxa de reciclagem crescer 209%.

Comentários