Maior imobiliária espanhola cotada em bolsa investe em Portugal


“Esta aquisição demonstra a nossa aposta por um mercado que, tal como o espanhol, deixou para trás o pior da crise e começa a oferecer perspetivas macroeconómicas saudáveis”.





A empresa espanhola MERLIN Properties concretizou o seu primeiro grande investimento em Portugal com a compra de um edifício de escritórios no Parque das Nações, em Lisboa, por 18 milhões de euros, um investimento integralmente realizado por fundos próprios.

O edifício foi construído em 2007, projetado pela Broadway Malyan e conta com 6.740m² de área bruta locável (ABL), distribuídos por uma zona comercial e mais 7 pisos. Com uma localização privilegiada, atualmente está totalmente arrendado à Novabase, empresa portuguesa líder em IT, e irá acrescentar rendas à carteira de ativos da imobiliária na ordem dos 1,4 milhões de euros.

O preço de aquisição supõe uma rentabilidade bruta inicial de acordo com as recomendações da EPRA (European Public Real Estate Association) de 7,7% (líquida de 7,4%).

A Merlin Properties SOCIMI é a maior sociedade imobiliária cotada na bolsa espanhola e está especializada na aquisição e gestão de ativos na península ibérica. Após entrar na bolsa, em junho de 2014, a empresa tem liderado uma intensa atividade como investidora que lhe permitiu atingir uma carteira de imóveis que supõe uma ABL de cerca de 760.000m², incluindo o ativo recém-adquirido em Lisboa.

David Brush, diretor de investimento da Merlin, revela em comunicado que “dentro da estratégia de negócio da empresa contemplamos ganhar dimensão no mercado imobiliário de Lisboa. Esta aquisição demonstra a nossa aposta por um mercado que, tal como o espanhol, deixou para trás o pior da crise e começa a oferecer perspetivas macroeconómicas saudáveis e rentabilidades muito atrativas no mercado imobiliário”.


A companhia está a analisar uma carteira de projetos de aproximadamente 2.400 milhões de euros, entre os quais estão diversos ativos em Portugal.

Comentários