OPINIÃO | Ética


Em várias situações do dia-a-dia deparamo-nos, muitas vezes, com profissionais com falta de ética. No mercado imobiliário, muitos "profissionais", por falta de preparação ou com a perspetiva do negócio rápido, também tomam condutas eticamente duvidosas.


Já há algum tempo que queria fazer um artigo sobre ética, hoje foi o dia...


imagem: brasilrotario.com.pt


O que é a ética?

Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano perante a sociedade.

A palavra "ética" é derivada do grego ἠθικός (ethos) e significa aquilo que pertence ao ἦθος, que significava "bom costume", "costume superior", ou "portador de carácter".

Diferencia-se de moral pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, pelo contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão.

A importância da ética nas empresas cresceu a partir da década de 80, com a redução das hierarquias e a consequente autonomia dada às pessoas.

As chefias deixaram de ter tanto poder para controlar a atitude de todos, dizer o que era correto ou não. Por outro lado, o corte nos organogramas deixou menos espaço para as promoções.

A disputa por cargos cresceu e com ela o desejo de "passar a perna" nos colegas para conseguir sobressair a qualquer custo. Assim, nos últimos anos, os escritórios viraram um campo fértil para a desonestidade, a omissão, a má conduta e a mentira.


A ética nos negócios

A gestão da ética nos negócios é um dos pilares de sustentabilidade das empresas e organizações. As instituições que pretendem ter vida prolongada necessitam estabelecer relações éticas com todos os seus públicos.

A necessidade da existência de regras de comportamentos bem como direitos e deveres respeitados e obedecidos é talvez ainda mais importante.

Em ética empresarial, a menor as infrações provoca um impacto gravíssimo na reputação de uma empresa. O que foi construído em muito tempo é perdido rapidamente.

O comportamento das empresas bem como seus valores repercute diretamente nas relações com clientes, fornecedores e com a própria sociedade. A prática do pluralismo tem difundido essas informações e agregado valor nas relações de clientes e fornecedores.


Competitividade e ética

De boas ideias a preços baixos e excelentes produtos, o comércio mundial está inundado de oferta. Nesse contexto é comum observar a grande competitividade nas empresas e a busca pela sustentabilidade e posição de destaque.

A dificuldade em ser ético em vendas é justamente discernir sobre o que é certo e errado. Uma forma valiosa nesse caso é posicionar-se no lugar do cliente ou da empresa concorrente.

A grande necessidade de conquistar a preferência do cliente faz com que alguns vendedores transgridam a ética distorcendo fatos e omitindo informações relevantes.

Enfrentar uma concorrência feroz leva alguns vendedores a exagerar nas vantagens dos seus produtos. Isso também pode ser antiético se a crença nesses exageros resultar em prejuízo para o cliente.

A competitividade traz melhorias contínuas, mas o excesso, bem como a grande exigência na área comercial, pode influenciar na prática de ações desleais perante alguma parte do sistema.

O grande desafio dos gestores é saber dosear até que ponto se pode chegar numa negociação para que não afete a corrente ética estabelecida.


Afinal, o que é ser um profissional ético?

O Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS), uma das instituições mais prestigiadas e reconhecidas no mundo, tem como princípios éticos os seguintes pontos:

  • Agir de maneira que promova a confiança da profissão
    Ou seja, agir, tanto na sua vida pessoal como profissional, de modo que promova a sua empresa ou organização, trabalhando de forma profissional e positiva;

  • Agir com integridade
    Sendo honesto e franco em tudo o que faz;
  • Promover sempre um elevado padrão de serviços
    Assegurar sempre ao cliente, ou outras pessoas que tenham uma responsabilidade profissional, receber o melhor aconselhamento possível, o apoio ou o desempenho dos termos de compromisso que você concordou;

  • Ser responsável
    Seja responsável por todas as suas ações  não culpar os outros quando as coisas dão errado e se você suspeitar que algo não está certo, esteja preparado para tomar medidas;

  • Trate os outros com respeito
    Trate todos com cortesia, polidez e respeito e considere sensibilidades culturais e práticas de negócios.



Conclusão

O grande desafio dos negócios é ser ético.

Embora o comportamento antiético possa levar a vendas imediatas, isso só acontece em curto prazo. Com o tempo, as pessoas que costumam ter esse tipo de comportamento antiético veem a sua reputação diminuir.

Por outro lado, pessoas que atuam de acordo com os mais elevados padrões éticos veem as suas reputações subirem.

Uma reputação favorável fará mais pela criação de vendas e sucesso duradouro do que qualquer comportamento antiético.

Finalmente é importante destacar que a ética é importante tanto na vida pessoal como na vida profissional.

Tenho esperança que mais organizações e mais profissionais adotem códigos de ética e conduta e que todos sejam inseridos nele e que passem a construir uma sociedade mais humana e consequentemente mais produtiva.



Artigo de opinião de Nuno Correia, diretor-geral da BESTURBAN

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