Universidade de Aveiro vai ensinar a reabilitar o património


Nova licenciatura arranca já no próximo ano letivo.





A Universidade de Aveiro anunciou que, através do seu Departamento de Engenharia Civil (CECivil), vai lançar uma licenciatura em Reabilitação do Património, que começará já em setembro. O curso, o primeiro totalmente focado nesta área em Portugal, é acreditado pela A3ES.

“A criação da licenciatura em Reabilitação do Património responde a uma necessidade atual de promover a formação de técnicos para exercer atividade na área da salvaguarda, manutenção, conservação e reabilitação do património”, conta Aníbal Costa, diretor da nova licenciatura.

Dados no INE relativos a 2011 apontam para a existência de quase 100.000 edifícios a necessitar de grandes recuperações e cerca de 60.000 edifícios muito degradados, valores que pressupõem “uma necessidade urgente de aposta das empresas nacionais na requalificação do património edificado e também de formação especializada de técnicos para a área da reabilitação urbana, sob o risco do país ver destruída a autenticidade do seu património edificado”. Por isso, a “urgência na formação de técnicos especializados em reabilitação com capacidade de aplicarem diretivas internacionais de conservação de valores culturais” será uma das preocupações da nova formação, lê-se no comunicado.

Cerca de duas dezenas de estudantes irão receber “uma importante componente teórica, fundamental para o adequado exercício profissional, complementada com as necessárias componentes científicas, laboratoriais e técnicas adaptadas à intervenção prática”.


Para promover a integração no mercado de trabalho, o CECivil vai disponibilizar a todos os alunos estágios extra curriculares em empresas e outras entidades ligadas à intervenção, promoção e gestão do património.

Comentários