Construção de centros comerciais volta em força


Há dois anos que não são inaugurados novos centros comerciais em Portugal.





Depois de alguns anos sem qualquer inauguração, estão agora em pipeline cinco projetos para empreendimentos comerciais. Até ao final do ano, são esperados mais 21.400m² de área comercial no nosso país.

Há dois anos que nenhum centro comercial é inaugurado, tendo acontecido apenas algumas expansões pontuais e a abertura do Alegro Setúbal, no ano passado, mas a tendência parece estar a mudar e estão vários projetos em cima da mesa. Ainda este ano a abertura do centro comercial Jumbo Sintra (hipermercado com galeria comercial) e a conclusão da segunda fase do City Park Caldas da Rainha vão acrescentar mais de 20 mil metros quadrados ao stock.

Para 2016 é esperada a inauguração do centro comercial Nova Arcada (o antigo Dolce Vita Braga), com uma loja Ikea como âncora do novo projeto. O Ikea vai também abrir um novo empreendimento no Algarve, que integra uma loja Ikea a abrir em 2016 e uma centro comercial e um outlet projetados para 2017.


As rendas prime devem manter-se estáveis em todos os formatos de conjuntos comerciais, mas, por outro lado, é espera a redução dos descontos sobre a renda base e a diminuição de contratos com renda exclusivamente variável, atribuídos a muitos operadores durante os anos de contração económica.

Comentários