Templo mórmon começa a ser construído esta semana no Parque das Nações


As obras do peculiar edifício, com a área de dois campos de futebol, começam dia 5 de dezembro. Problemas com o terreno atrasaram o projeto em cinco anos.



imagem: expresso.sapo.pt


Vai nascer no Parque das Nações, em frente ao Mercado de Moscavide, um novo templo mórmon, que deverá estar concluído em 2018. O edifício será construído à imagem dos restantes espaços sagrados que esta religião tem pelo mundo, tendo apenas pequenos detalhes da arquitetura nacional: os retorcidos típicos do estilo manuelino nas ombreiras das janelas.

O novo templo terá uma área equivalente a dois campos de futebol, segundo o Expresso, e uma torre de 43,6 metros, a altura de um edifício de cinco andares. No topo, terá uma estátua dourada do anjo Moroni, um profeta que, para os mórmones, simboliza a difusão do Evangelho.

Apesar do projeto ter sido anunciado há cinco anos atrás, só no próximo sábado, dia 5 de dezembro, será lançada a primeira pedra. O atraso deve-se a problemas com o terreno, que pertence à Parque Expo e estava dividido em duas parcelas, uma delas destinada à construção de um equipamento desportivo. A Junta de Freguesia do Parque das Nações defende que “deveria ter sido mantido esse uso”.


Agora, as obras vão avançar, mas só se a igreja tiver dinheiro disponível, não se pondo a hipótese de um empréstimo bancário. Apesar de não ser conhecido o investimento total necessário para a obra, que será de vários milhões de euros, o jornal avança que só o terreno está avaliado entre 600 e 750 mil euros.

Comentários