Se estivesse à venda, quanto custaria a casa do Presidente da República?


O Palácio de Belém iria para o mercado por mais 17 milhões do que a chancelaria de Angela Merkel.



imagem. presidencia.pt


Se fosse para o mercado, a casa oficial do Presidente da República, em Belém, custaria muito menos do que Westminster, Eliseu ou Moncloa, mas ainda assim, e pela sua grande dimensão, custaria mais 17 milhões de euros do que a sede governamental germânica.

O portal imobiliário Nuroa avaliou os preços de algumas das residências oficiais de chefes de Governo ou de Estado europeus partindo do metro quadrado, sem contar com o valor histórico e sentimental associado aos edifícios que iriam, certamente, aumentar muito os valores.

De acordo com o portal, o Palácio de Belém, a casa rosa que ocupa uma área de 18 mil metros quadrados e que conta com extensos jardins e vista privilegiada para o Rio Tejo, iria para o mercado por 45 milhões de euros, 2.525 euros por metro quadrado.

A casa do chefe de Estado português seria uma autêntica “pechincha” em comparação com o Palácio de Westminster que, com 30 mil metros quadrados, mais de mil saldas, cem escadarias e cinco quilómetros de corredores, valeria qualquer coisa como 385 milhões de euros. Note-se que a sede de governo do Reino Unido está localizada num dos locais do mundo onde o metro quadrado é mais caro, cerca de 13 mil euros.

Na vizinha Espanha, a sede do governo rondaria os 510 milhões de euros. O Palácio de la Moncloa conta com 13 edifícios num espaço de quase 185 mil metros quadrados, incluindo jardins. Aqui o preço por metro quadrado ronda os 2.765 euros. Fica por conhecer o valor da residência oficial real, o palácio da Zarzuela.

A residência do presidente francês, o Palácio do Eliseu, chegaria ao mercado com o metro quadrado a custar 10 mil euros. Assim os mais de 11 mil metros quadrados no oitavo bairro de Paris custariam algo como 111 milhões de euros.


Mais modesta é a sede do governo alemão, que iria para o mercado por 28 milhões de euros. O Bundeskanzleramt, a chancelaria e outros dois edifícios que constituem a sede ocupam um total de sete mil metros quadrados, com cada metro quadrado a valer cerca de 3.980 euros. É neste edifício envidraçado inaugurado em 2001 que Angela Merkel toma algumas das suas decições. Já o presidente alemão, Joachim Gauck, tem residência oficial no Schloss Bellevue (Palácio de Bellevue), em Berlim.

Comentários