Banco de Portugal exige saber mais sobre carteira de imóveis dos bancos


Entidades bancárias têm até 15 de abril para informar o regulador sobre a sua exposição ao mercado imobiliário.





O Banco de Portugal (BdP) anunciou em Diário da República, no dia 18 de março, novas regras sobre a disponibilização de informação sobre a carteira de imóveis das instituições financeiras.

Até ao próximo dia 15 de abril, os bancos portugueses e as sucursais de instituições bancárias estrangeiras em Portugal têm de enviar ao BdP “informação completa relativa à sua exposição, direta e indireta, ao risco associados ao mercado imobiliário”, assim como os resultados da sua atividade em Portugal e no estrangeiro no último ano.

Quer pelos imóveis recebidos em reembolso de créditos, quer pela participação em empreses e fundos de investimento especializadas nesta área, “o nível de exposição [dos bancos] ao risco imobiliário tem vindo a sofrer um aumento significativo”, alerta o regulador, justificando assim as novas exigências.

Segundo o aviso do BdP em Diário da República, o supervisor fica ainda autorizado a pedir informações extra (mais ou mais vezes) aos bancos em que o perfil de risco e a exposição ao mercado imobiliário assim o justifique.


Tendo o aviso saído a 18 de março, entrando em vigor no dia seguinte, este ano as entidades bancárias têm até 15 de abril para enviar toda a informação. A partir do próximo anos, os dados anuais devem ser entregues até ao final de fevereiro de cada ano.

Comentários