Prémios Europa Nostra: há dois projetos portugueses entre os vencedores


Iniciativa distingue as melhores iniciativas de preservação e divulgação do património na União Europeia.





Já são conhecidos os 28 vencedores dos Prémios Europa Nostra, que pretendem distinguir as melhores iniciativas de preservação e divulgação do património na União Europeia, e há dois projetos portugueses na lista: a reabilitação da Catedral e Museu Diocesano de Santarém e o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Planalto da Mourela, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A Catedral de Santarém foi restaurada entre 2012 e 2014, assim como o Museu e a coleção de arte religiosa que alberga. O júri considerou que “a conservação das pinturas, esculturas, objetos eclesiásticos e arquitetura foi realizada eficientemente e com grande atenção aos detalhes pelos conservadores. Existe uma harmonia na combinação de sucesso entre esses diferentes elementos, sendo o resultado subtil mas impressionante. Este trabalho ambicioso é um excelente modelo para a ampla rede de Catedrais em Portugal”.

Já o projeto do Planalto da Mourela foi distinguido pela originalidade e criatividade. O projeto pretende incentivar as pessoas a viver na região e mostrar a importância da preservação da paisagem. Para isso, a comunidade agrícola foi aconselhada a usar técnicas tradicionais de cultivo e pastoreio, foi criado um Centro de Interpretação que integra uma exposição didática onde se pode ver as diferentes paisagens da região e a importância da sua preservação e foram criados cinco trilhos pedestres interpretativos para atrair visitas de estudo das escolas e ecoturistas.

Tibor Navracsics, Comissário Europeu para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, considera estes projetos essenciais, pois é graças a eles que “inúmeros tesouros do património cultural europeu foram salvaguardados e recuperados para usufruto das gerações presentes e futuras”. Salienta ainda o facto destes projetos funcionarem como “instrumento de sensibilização para a importância do património cultural enquanto recurso estratégico para a sociedade e para a economia da Europa”.


Este ano a iniciativa recebeu 187 candidaturas para quatro categorias a concurso: Conservação, Investigação, Serviço Dedicado ao Património e Educação, Formação e Sensibilização. Os 28 escolhidos vão ser premiados a 24 de maio, no Teatro da Zarzuela, em Madrid, onde também vão ser anunciados os sete vencedores do Grande Prémio e o vencedor do Prémio do Público (apurado por votação online até 8 de maio, de entre os 28 projetos selecionados). 

Comentários