Belenenses preparam o maior pólo desportivo e de lazer de Lisboa


Projeto de requalificação da área envolvente ao Estádio do Restelo será analisado pela Câmara de Lisboa na quarta-feira.





Os Belenenses querem requalificar o Complexo do Restelo e transforma-lo num grande pólo desportivo e de lazer, tendo já submetido à Câmara de Lisboa um pedido de informação prévia (PIP) para construção de residências assistidas e outros equipamentos, que será analisado na próxima quarta-feira.

Manuel Salgado, vereador do Urbanismo, diz tratar-se de uma “operação urbanística com uma área de 119.041m², com frentes para a Avenida da Ilha da Madeira, Avenidas do Restelo, Rua de Alcolena, Rua Pêro da Covilhã e Rua Rui Pereira, na freguesia de Belém”.

Atualmente o complexo desportivo do clube inclui o Estádio do Restelo, o Complexo Olímpico de Piscinas, o Pavilhão Gimnodesportivo Acácio Rosa, os campos de treino e o campo polidesportivo, numa área de 115.22m².

O projeto de requalificação, assinado pelo gabinete de arquitetura Saraiva+ Associados, inclui residências assistidas, uma clínica de alto rendimento, um pavilhão gimnodesportivo, piscinas, um colégio e um campus universitário, a construir a norte do complexo. Paralelamente à bancada sul do estádio, está prevista a construção de uma área comercial e arranjos exteriores na envolvente da Capela de Santo Cristo.

O arquiteto Miguel Saraiva diz que o processo foi “bastante interativo entre aquilo que o Belenenses queria para o seu futuro e o envolvimento da Câmara Municipal de Lisboa” e espera que este se transforme no maior pólo desportivo e de lazer da cidade.

A proposta apresentada engloba ainda a “reformulação viária no topo sul do estádio, que abrange a Avenida do Restelo e a Avenida Ilha da Madeira, com anulação do troço da Avenida da Ilha da Madeira paralelo à Rua Gonçalves Zarco, permitindo a criação de uma área permeável, de modo a valorizar o enquadramento paisagístico no topo nascente”, conta o arquiteto, adiantando que “esta intervenção pretende não só a redução da velocidade no eixo da Avenida da Ilha da Madeira, com a redução de tráfego”, como a consolidação do atravessamento norte-sul da encosta através da Avenida Torre de Belém “para onde estão previstos dois microtúneis sob a linha férrea”.


O posto de abastecimento de combustível existente deve mudar de localização e serão criados 749 novos lugares de estacionamento, 163 à superfície e 586 em cave.

Comentários