Lumiar vai reabilitar o mercado e a Alameda das Linhas de Torres


Obras devem arrancar no verão e durar sete a oito meses.



imagem: cm-lisboa.pt


O Lumiar vai reabilitar alguns espaços públicos, nos próximos meses, no âmbito do programa municipal “Uma Praça em Cada Bairro”, entre eles o topo norte da Alameda das Linhas de Torres, que vai ser transformado numa zona de lazer, e o mercado da freguesia.

A maior intervenção será a da Alameda das Linhas de Torres, junto ao Mercado do Lumiar, onde se situa a antiga junta de freguesia. Nesse espaço, que agora é ocupado, em grande parte, por um estacionamento de terra batida, serão construídos equipamentos desportivos, um parque infantil, quiosques, esplanadas e os passeios serão redimensionados.

Em simultâneo às obras da praça, o Mercado do Lumiar vai também ser requalificado e a antiga junta de freguesia vai ser transformada na sede da Universidade da Terceira Idade.

Mas as obras não ficam apenas pela zona norte. No âmbito do Plano de Acessibilidades Pedonais da autarquia, a Alameda das Linhas de Torres vai ter outras alterações, que se vão estender à Avenida Rainha Dona Amélia e à Avenida Maria Helena Vieira da Silva. Entre as intervenções previstas está o rebaixamento dos passeios e a relocalização e sobre-elevação de passadeiras, para melhorar a mobilidade naquela zona que reúne várias instituições para pessoas com deficiência.


Para que as obras da ponta norte não coincidam com as da zona sul, as intervenções estão a ser coordenadas entre a junta de freguesia e a Câmara de Lisboa. Pedro Delgado Alves, presidente da junta, diz que o projeto do topo norte deve ficar fechado no final deste mês e que essas obras devem “arrancar no verão” e estar concluídas sete a oito meses depois.

Comentários