Arrendamento: quartos estão mais caros

O preço de arrendamento de um quarto, em Portugal, subiu 8% em comparação ao mesmo período de 2016, segundo um estudo do site Idealista.


A média de preços para arrendamento de um quarto situa-se neste momento em 238 euros.


A nível de distritos, a maior subida, em comparação ao ano passado, aconteceu no Porto (15,2%). Lisboa está em segundo lugar com 14%, seguida por Coimbra com uma subida de 6%.

Apesar de o Porto ter registado a maior subida anual, é em Lisboa que se encontram os preços mais caros. Segundo dados do Idealista, o valor médio para arrendamento de um quarto em Lisboa é de 308 euros. No Porto o valor é mais baixo, fixando-se em 242 euros por mês. Setúbal ocupa o terceiro lugar com um valor médio mensal de 222 euros.

Os distritos mais baratos para arrendar quarto são Santarém (185 euros), Coimbra (183 euros) e Leiria (169 euros).

Inquilinos


O estudo traça também um perfil dos arrendatários de quartos pelo país. Se transformarmos os dados num único individuo, trata-se de um jovem de 33 anos, não fumador que não tem nem permite animais de estimação e que vive no centro de uma das grandes cidades.

É em Santarém e Setúbal que encontramos os inquilinos com idades mais avançadas. Em ambos os distritos a média de idades é de 37 anos. Em Lisboa a média de idades desce para 36 anos e no Porto é de apenas 30 anos. Coimbra é a cidade com a média de idades mais baixa, não fosse esta a cidade dos estudantes. Mesmo assim, a média de idade de pessoas que partilham casa é de 28 anos.

“Os dados publicados no relatório revelam ainda que o arrendamento de quartos deixou de ser uma opção habitacional apenas para estudantes, convertendo-se também na opção eleita por jovens nos seus primeiros anos de mercado de trabalho e em alguns casos até mais tarde”, conta o Idealista.


Por outro lado, a média de idades em cidades como Lisboa, Setúbal e Leiria mostra que o arrendamento de quartos vai até faixas etárias mais altas. 

Comentários