Preço das casas deve subir 6% ao ano

Um questionário realizado pelo RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors) e pela Confidencial Imobiliário revela que promotores e mediadores imobiliários preveem que o preço das casas, em Portugal continental, suba cerca de 6% por ano, durante os próximos 5 anos.


O inquérito Portuguese Housing Market Survey, é realizado mensalmente e reflete a confiança e expetativas dos profissionais do mercado imobiliário, segundo explica o Jornal de Notícias.

A falta de oferta em contraste com o excesso de procura tem vindo a impulsionar a subida do preço das casas, quer na compra como no arrendamento.

“Contudo, os últimos números da Ci apontam para um forte aumento dos novos projetos residenciais em pipeline. Em termos homólogos, verificou-se uma taxa de crescimento de 66% nos projetos habitacionais em licenciamento na região de Lisboa, com o aumento a situar-se nos 82% no Porto. As novas construções vão certamente aliviar a pressão sobre os preços e ajudar a estabilizar o mercado”, revela o diretor da Confidencial Imobiliário, Ricardo Guimarães, em comunicado.

2017 foi um ano de grande crescimento económico para Portugal e espera-se que 2018 siga o mesmo caminho. O crescimento das taxas de emprego e a redução da inflação tendem a criar condições cada vez mais favoráveis para a compra de casa.

Comentários