AirBnb quer que vizinhos denunciem maus comportamentos


A plataforma de alojamento turístico sugeriu uma alternativa para controlar os problemas que possam ocorrer nos prédios devido a existir uma fração de alojamento local (AL). Em vez de ter de ser pedida autorização para tornar um apartamento em alojamento turístico, a AirBnb propõe que os vizinhos denunciem excessos cometidos pelos hóspedes.


A proposta surge no âmbito da discussão sobre alojamento local que se tem verificado até aqui, e numa altura em que se prevê que a lei do AL venha a ser alterada.

A proposta foi divulgada ao Expresso pelo diretor de Política Global da AirBnb, Chris Lehane, que explicou que a ideia é que à terceira queixa dos vizinhos o imóvel seja retirado da plataforma.

Esta medida já é uma realidade em algumas cidades dos Estados Unidos da América como Nova Orleães ou Chicago. As queixas são feitas no site da AirBnb e geridas pelo governo que à terceira notifica a plataforma de alojamento local.

“Na Europa nunca houve muito interesse nisto e Portugal poderá vir a ser o primeiro país onde o podemos vir a fazer. Mas para por isso em prática tipicamente precisamos do governo a trabalhar connosco e a dizer onde há queixas. E funciona porque as pessoas são incentivadas a comportarem-se. Não quero falar pelo Governo português, mas nós podemos fazer isso e estamos disponíveis para falar sobre o assunto, se for necessário”, garantiu Chris Lehane.

 Resta saber qual o incentivo que será dado aos hóspedes para estes se comportarem, já que a penalização parece cair sobre o proprietário do AL e não sobre os prevaricadores.

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