Câmara de Lisboa discute amanhã aprovação da torre com 17 pisos em Picoas

Câmara Municipal de Lisboa discute amanhã (quarta-feira) a construção da torre com 17 pisos no gaveto das avenidas Fontes Pereira de Melo e 5 de Outubro. Associação de moradores das Avenidas Novas critica o empreendimento. 



A Câmara de Lisboa prepara-se para aprovar a construção de uma torre com 17 pisos no gaveto das avenidas Fontes Pereira de Melo e 5 de Outubro após esta ter estado sujeita a um período de participação pública. 

Apesar da petição contra a realização da obra, que decorre online, das participações públicas e do descontentamento da Associação de moradores das Avenidas Novas, a obra está mais perto de ser concretizada, segundo o Público a autarquia afirma que o projeto “se reveste de excecional importância para a cidade de Lisboa”

Durante o período de 27 de Novembro e 19 de Dezembro decorreu o tempo de publicitação que contou com 12 participações. 
Na sua maioria, as propostas assentavam na recuperação dos espaços, as hipóteses foram descartadas uma vez que a reabilitação dos imóveis nunca poderia ocorrer devido à fragilidade da estrutura. 

“(…) está devoluto há várias décadas e dos edifícios pré-existentes restam apenas parte das fachadas em tal estado de degradação que já não é viável uma operação de reabilitação” Manuel Salgado, Vereador in Publico

O empreendimento, com 17 pisos destinados a escritórios e comércio, 6 pisos na cave para estacionamento e uma praça no piso térreo com superfície arborizada, terá impacto na estrutura da via pública visando a interrupção da circulação automóvel na Avenida 5 de Outubro e a Rua Viriato (em frente ao quarteirão da Maternidade Alfredo da Costa). 

Atualmente decorre uma petição online para a anulação do projeto, a cargo do atelier Barbas Lopes Arquitectos, que até à data conta com quase 500 participações.

Comentários