Banco Europeu de Investimento (BEI) atribuiu 50 milhões de euros a Portugal para a reabilitação de edifícios por todo o país.
imagem: www.ordemengenheiros.pt |
Os fundos comunitários, no valor de 50 milhões de euros, atribuídos pelo BEI para reabilitação de edifícios já podem ser utilizados pelos municípios de Portugal.
Segundo a publicação Expresso, o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) fará a distribuição do dinheiro de fundos comunitários com quem queira apostar na revitalização urbanística e na recuperação de prédios para o mercado do arrendamento.
As candidaturas decorrem até 30 de Janeiro, no entanto Vítor Reis, presidente do IHRU, refere que as candidaturas serão apreciadas enquanto houver fundos, o objetivo é não desperdiçar financiamento.
O financiamento para estas iniciativas, que se aplicavam apenas a Lisboa e ao Porto, terminava em 2012. Contudo, foi feito um pedido de revisão do valor o que resultou na atribuição de 50 milhões.
De acordo com o Expresso, o Porto solicitou 17,9 milhões, Lisboa 17,2 milhões e Sintra 6,4 milhões.
Os valores em questão destinam-se na sua maioria à reabilitação de zonas históricas, recuperação de bairro sociais e obras em espaços de domínio municipal para uso público.
Comentários
Enviar um comentário