Chineses, britânicos
e franceses são os principais interessados no mercado
imobiliário português.
imagem: casa.sapo.pt |
A Comissão Estratégica do SIL (Salão Imobiliário de Lisboa)
anunciou esta semana, aquando da apresentação do calendário de feiras
internacionais organizadas pela Fundação AIP, que o sector imobiliário vai
finalmente poder contar com apoios comunitários para participar nas feiras ou
ações empresariais organizadas pela AIP, com vista à internacionalização, já a
partir do segundo semestre deste ano.
Sandra Fragoso, gestora das Feiras FIL, afirma que há muito
que este apoio era pedido pela Associação Industrial Portuguesa – Câmara de
Comércio e Indústria (AIP-CCI), mas que, como “o imobiliário não era visto como
um produto exportável, era sistematicamente excluído” deste tipo de
iniciativas. “Este produto gera cada vez mais retorno. É preciso lembrar todos
os gastos que são feitos no nosso país após a compra de um imóvel por um
cidadão estrangeiro que vem para cá viver”, refere.
O processo de candidaturas está em curso e o início da
iniciativa ficará marcado pela missão empresarial a São Paulo, no Brasil, em
setembro. Apesar de ainda não ser conhecido o montante que caberá ao
imobiliário português, sabe-se já que, para o período 2014-2020, este programa
comunitário conta com 77 mil milhões de euros. Luís Lima, presidente da
Comissão Estratégica do SIL e da Associação dos Profissionais e Empresas
de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), acredita que este apoio será “um
impulso ao imobiliário, que nos permitirá ganhar dimensão e chegar a novas
rotas. Ajudar o imobiliário é, também ajudar a economia do país.” Apesar de
estarem em vista novas rotas, como o mercado árabe, cliente potencial ao nível
do golf, para já a estratégia de internacionalização assenta no “eixo Oriente,
França e mercado da lusofonia”.
Já no próximo mês, Portugal levará uma comitiva de 12
entidades, entre banca e promotores, à Shanghai
Overseas Property & Investment Immigration Show, onde são esperados
mais de 110.000 cidadãos chineses à procura de oportunidades de investimento
imobiliário fora da China. De igual modo, o Salão do Imobiliário e do Turismo
Português em Paris, este ano com uma edição também em Lyon, é esperado com
alguma expetativa, dado que os franceses são o terceiro maior cliente, depois
dos britânicos e chineses. A par dos chineses, os brasileiros – quarto maior
cliente – concentram a sua
procura em Lisboa e os franceses, na capital portuguesa e no Algarve. Para
criar focos de interesse noutras zonas do país, o SIL deste ano, a decorrer do
dia 7 a 11 de outubro, irá estar dividido por zonas geográficas, garantindo que
outras regiões do país estejam também representadas.
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