Fundo JESSICA já financiou 22 projetos no Alentejo


Iniciativa da Comissão Europeia e do BEI tem mais de 300 milhões de euros disponíveis para financiamento.


imagem: ccdr-alg.pt


O Fundo JESSICA já financiou 22 projetos de investimento na Região do Alentejo, num total de 62 milhões de euros. Trata-se de projetos para equipamentos culturais, sociais, turísticos e de energia, sustentáveis e enquadrados nas estratégias de desenvolvimento localmente desenhadas, criadoras de riqueza.

A iniciativa JESSICA, desenvolvida pela Comissão Europeia em conjunto com o Banco Europeu de Investimento (BEI), promove o financiamento da reabilitação urbana através de instrumentos de engenharia financeira que desafiam os promotores de investimentos e as entidades financeiras gestoras de Fundos de Desenvolvimento Urbano a utilizar mecanismos reembolsáveis para viabilização de investimentos.

O fundo gere 132,5 milhões de euros de fundos comunitários e nacionais, alavancados pelos Fundos de Desenvolvimento Urbano, para um montante total de financiamento disponível de mais de 300 milhões de euros.


Entre os projetos mais recentes estão o centro de Arqueologia e Artes de Beja, o Lar de Terceira Idade da Associação das Obras de S. Vicente de Paulo, em Montemor-o-Novo, o projeto de alojamento local Aventura Mista, em Sines, os projetos de energias renováveis Helios e Resun do Grupo Infraventus, no concelho de Évora, a requalificação do Évora Hotel e a Nova Adega do Convento da Cartuxa, ambos também em Évora. Estes representam um investimento de 33 milhões de euros.

Comentários