A empresa, que diz ter uma taxa de ocupação de 95,5% dos seus centros, está presente em 14 país de quadro continentes.
A Sonae Sierra, detentora de centros
comerciais como o Colombo ou o Vasco da Gama, desenvolve a sua atividade em 14 países, chegando a quatro continentes e está agora a apostar
nos mercados emergentes. A empresa
assumiu a gestão de centros comerciais
como uma área de negócio e os resultados têm sido muito reveladores: dos 88
centros comerciais que gere, 46 são da sua propriedade e 42 são de terceiros.
Atualmente tem também sete projetos em desenvolvimento, quatro seus e três de
terceiros.
No último ano, a empresa chegou à
China e à Rússia, alargando a sua presença
internacional, e assinou 41 novos contratos de prestação de serviços,
repartidos pela Europa, Norte de África e Ásia, num valor de 22,6 milhões de
euros.
Elsa Monteiro, responsável de
sustentabilidade e comunicação da Sonae Sierra, anunciou que as maiores
perspetivas de crescimento se colocam nos mercados emergentes, apesar do “avanço
de projetos nos mercados emergentes ser mais demorado”.
A gestora de centros comerciais,
que afirma ter uma taxa de ocupação de
95,5% dos seus centros, não avança se está interessada nos quatro centro comerciais
Dolce Vita à venda em Portugal, mas acrescenta que “Portugal e Espanha
continuarão a ser mercados core e estáveis para a Europa, embora não haja
perspetivas de novos desenvolvimentos”.
A empresa continua empenhada em
lançar novos conceitos de loja e novas políticas ambientais. No último
ano, conseguiu uma poupança de 18,6 milhões de euros em resultado das medidas
de eco-eficiência, cujo processo de iniciou em 2002/ 2003.
O saldo de poupança é superior
aos 13,3 milhões de euros investidos em 2014 em diversas iniciativas ambientais. Nos últimos anos, teve uma redução
de 18% no consumo de água e 40% no consumo de energia. Baixou ainda as emissões
e viu a taxa de reciclagem crescer 209%.
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