Desde 2010 que não eram vendidas tantas casas


Primeiro trimestre do ano registou um aumento de 38,3% de vendas face ao período homólogo.






O mercado imobiliário residencial continua a recuperar em Portugal, com os preços das casas em alta e o número de transações também a subir. O número de casas vendidas nos primeiros três meses do ano foi o mais elevado desde o último trimestre de 2010, altura em que foram transacionadas 30 mil casas.

Segundo dados do INE, entre janeiro e março de 2015 foram registadas 25.716 transações de alojamento, o que traduz um aumento de 38,3% comparativamente ao mesmo período do ano passado. A venda de casas em segunda-mão subiu 46,7%, para 20.162, e a venda de habitação nova aumentou 14,6%, para 5.554.

Este crescimento estará em muito relacionado com as menores restrições que os bancos estão a apresentar na concessão de créditos à habitação e à redução dos spreads.


Apesar da maré positiva, o economista Simon Rubinsohn deixa um alerta: “Nos últimos meses parece ter regressado ao mercado uma confiança genuína, prevendo-se que a recuperação das vendas e dos preços acelere daqui para a frente. Contudo, os riscos para a economia ainda não desapareceram e o seu potencial para travar esta evolução não deve ser ignorado”.

Comentários