Bruxelas financia 11 “grandes projetos” em Portugal


Obras portuguesas vão receber 460,3 milhões de euros, dos quais quase 90 milhões vão para o túnel do Marão.



imagem: tamegasousa.pt


A Comissão Europeia aprovou o cofinanciamento de 11 “grandes projetos” para Portugal, num valor total de 460,3 milhões de euros, a título do Fundo de Coesão e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

“Os grandes projetos podem ser considerados como ‘embaixadores’ das atividades da política de coesão em toda a Europa e continuo a dar-lhes uma especial atenção. (…) Irão, sem dúvida, melhorar a qualidade da vida quotidiana dos portugueses e contribuir para estimular as economias locais”, afirma Corina Cretu, comissária para a Política Regional, citada pelo Jornal de Negócios.

A extensão do Metro de Lisboa até à Reboleira, a construção do Centro Materno-Infantil do Norte e conclusão do túnel do Marão são algumas das obras já em curso que receberam agora luz verde de Bruxelas. O túnel da autoestrada do Marão representa o projeto mais caro: a obra foi orçada em cerca de 106 milhões de euros e vai receber quase 90 milhões de financiamento europeu.

No pacote agora aprovado incluem-se ainda obras de modernização de troços da linha ferroviária de Sintra e da linha do Norte, projetos de abastecimento de água para a zona do Alqueva e a regularização dos cursos do Funchal e da Ribeira Brava, na Madeira.


Todos estes são considerados “grandes projetos” por terem um custo individual estimado superior a 50 milhões de euros.

Comentários