Imóveis arrendados em Portugal rendem mais 2,56% que no Reino Unido


Portugal ocupa o 9º lugar do ranking de países com maior rentabilidade no mercado “comprar-para-arrendar”.





No mercado “comprar-para-arrendar”, Portugal fica à frente de países como o Reino Unido, França ou Rússia no que diz respeito à rentabilidade. De acordo com um estudo feito pela empresa espanhola Nura, motor de busca imobiliário que agrega portais de vários países a nível mundial, este mercado rende mais 2,56%  em Portugal do que no Reino Unido.

No ranking dos países com maior rentabilidade, Portugal fica em 9º lugar e o Reino Unido em 33º. Nos lugares cimeiros estão a Moldávia, Ucrânia, Roménia, Hungria, Montenegro, Polónia, Croácia e Lituânia, segue-se Portugal e, depois, a República Checa, Bélgica e Holanda. No final da tabela estão a Rússia, Reino Unido, França e Áustria.

Para chegar a este ranking a empresa espanhola divide o arrendamento anual pelo valor da propriedade e, depois, multiplica esse valor por 100. Ou seja, se um imóvel avaliado em 200.000 euros proporciona arrendamento de 12.000 euros ao ano (1.000euros/mês), o cálculo seria o seguinte: 12.000 ÷ 200.000 = 0,06 x 100 = 6%. Este imóvel teria um rendimento de 6% ao ano.

Para que este tipo de investimento seja vantajoso, segundo a Nura, é importante que “o valor de compra do imóvel seja o mais baixo possível” e que seja uma região com grande procura de arrendamento, com “rendas mensais altas”. No caso do Reino Unido, “mesmo com valores de arrendamento altíssimo, as cidades inglesas apresentaram menos rentabilidade, já que o preço do metro quadrado também é extremamente caro. Na capital britânica, o metro quadrado está avaliado em 25.575 pounds, o segundo mais caro de toda a Europa”, lê-se no estudo.


A empresa chama ainda à atenção para o facto deste cálculo não ter em conta os custos anuais de um imóvel, com eventuais reparações, impostos e taxas. Pode-se considerar que 2% dos rendimentos são usados para estes fins.

Comentários