Príncipe Aga Khan pondera comprar palacete da Universidade Nova


Palacete Henrique Mendonça pode vir a ser a sede global da comunidade ismaelita.



imagem: geocaching.com


O secular palacete Henrique Mendonça, onde funciona a atual sede da Nova School of Business & Economics (SBE), em Lisboa, está à venda num circuito muito restrito apenas a nível institucional e já tem vários interessados. De acordo com o Expresso, além de várias cadeias hoteleiras e embaixadas, também o príncipe Aga Khan, líder espiritual da comunidade ismaelita, está interessado no imóvel.

O palacete foi projetado entre 1900 e 1902 por Ventura Terra para Henrique de Mendonça, um roceiro em São Tomé, e em 1909, altura em que foi concluído, foi distinguido com o Prémio Valmor. Está integrado numa vasta área verde com três hectares bem no coração de Lisboa, na Rua Marquês da Fronteira, e está nas mãos da Universidade Nova há 25 anos. Agora, poderá vir a ser a residência oficial do príncipe Aga Khan e a sede mundial da comunidade ismaelita, que tem cerca de 10 mil residentes em Portugal e 15 milhões no mundo.

Segundo a publicação, a negociação “ainda está a meio”, mas estão em cima da mesa valores entre os 13 e os 14 milhões de euros, montante que só ficará fechado depois de ser conhecido o uso a dar ao edifício.


Há cinco meses, aquando da sua passagem por Portugal, o príncipe Aga Khan assinou um acordo com o então ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, onde se comprometeu a estabelecer a sua sede global em Portugal e a investir nas áreas da investigação científica e da cooperação para o desenvolvimento

Comentários