Rendas: Governo prolonga prazo para entrega de declaração anual


Os senhorios têm agora até dia 19 de fevereiro para apresentar a declaração Modelo 44.






Os contribuintes que ao longo de 2015 tiveram rendimentos provenientes de rendas e que estão dispensados de passar recibo eletrónico tinham até ontem, dia 1 de fevereiro, para entregar a declaração anual, mas o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, decidiu prorrogar o prazo. Os senhorios têm agora até dia 19 deste mês para entregar a Modelo 44.

“Por determinação do Sr. Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais foram prorrogados os prazos de entrega das declarações da Modelo 10, 44, 45, 46 e 47, previstas no código do IRS, para o dia 19 de fevereiro, sem quaisquer acréscimos ou penalidades”, lê-se no Portal das Finanças.

A declaração anual de rendas passou a ser obrigatória com a reforma do IRS, sendo este o primeiro ano em que os contribuintes com rendimentos da categoria F (rendimentos prediais) têm de a entregar. A Modelo 44 pode ser submetida no Portal das Finanças, na internet, ou nas repartições de Finanças, onde pode também ser adquirida.


Recorde-se que os senhorios dispensados de passar recibo eletrónico – que ficam obrigados a apresentar a Modelo 44 – são os que têm mais de 65 anos ou que recebem rendas muito baixas (menos de 70 euros mensais e/ou até 838,44 euros anuais).

Comentários