“Duas Casas nas Ilhas Selvagens, Madeira”: equipa do arquiteto Vasco Rosa Tomás é a grande vencedora


Concurso para conceção de duas casas naquelas ilhas recebeu 63 candidaturas.



imagem: encomenda.oasrs.org


A equipa coordenada pelo arquiteto Vasco Rosa Tomás, da qual fazem parte os arquitetos estagiários Ana Pedro Ferreira, Pedro Maria Ribeiro e José Gustavo Freitas, arrecadou o 1º prémio no concurso “Duas Casas nas Ilhas Selvagens, Madeira”.

O concurso pretendia recolher ideias para a construção de duas casas, uma na Selvagem Grande e outra na Selvagem Pequena, que venham substituir as já existentes, que servem de habitação aos vigilantes durante os seus períodos de estada nas ilhas ou para acolher eventuais visitante.

Na opinião do júri, a proposta da equipa de Vasco Rosa Tomás responde eficazmente ao programa do parque natural, integrando-se na perfeição na atmosfera da ilha. Arrecadou, por isso, o 1ºprémio, passando à frente de outros 59 projetos – o concurso recebeu 63 candidaturas, mas só 60 preenchiam os requisitos necessários.

O 2º prémio foi atribuído ao GGLL Atelier Lda, com um projeto coordenado pela arquiteta Ana Gabriel Bastos Gonçalves, e o 3º lugar foi para o arquiteto Pedro Duarte Bento. Os vencedores receberam um prémio pecuniário, 5.000 euros para o primeiro lugar, 1500 para o segundo e 1000 euros para o terceiro. O júri entregou ainda uma menção honrosa, de valor não pecuniário, à proposta de Marcelo Dantas + Laura Espejo, pela sua singularidade.


A iniciativa foi da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos (AO) em colaboração com a Delegação da Madeira da OA e em parceria com o Parque Natural da Madeira e a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.

Comentários