E se a sua casa fosse energeticamente alimentada por um girassol?


O smartflower, que permite produzir até 6.200 kWh ao ano, está no mercado por 12.900 euros.





Já está a ser comercializado em Portugal o smartflower, um “girassol” fotovoltaico capaz de produzir até 6.200 kWh ao ano e alimentar energeticamente uma vivenda.

“Com as horas de sol que Portugal tem, o smartflower pode, em muitos casos, proporcionar uma independência energética total”, afirma Julio Matilla, diretor-geral da Smartflower Iberia.

Este “girassol”, uma tecnologia austríaca que tinha sido já apresentado na Green Business Week, em Lisboa, é o primeiro sistema fotovoltaico “all in one” do mundo. O smartflower POP chega agora ao mercado português por 12.900 euros. A empresa disponibiliza ainda as versões smartflower POP+, que vão de 17.700 a 25.500 euros, consoante a capacidade de armazenamento de energia necessária, e o smartflower POP-e direcionado para o carregamento de veículos elétricos.


O responsável da empresa considera que “estamos a falar de investimentos muito interessantes, especialmente se tivermos em conta as outras opções fotovoltaicas disponíveis no mercado, que apresentam uma capacidade de produção inferior em 40%”.

Comentários