VRSA investe 200M€ em requalificação urbana e novos hotéis


Este é “o maior projeto jamais realizado no concelho em equipamentos turísticos e hoteleiros”.





A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António anunciou esta semana que vai investir 200 milhões de euros em intervenções urbanísticas em Monte Gordo e novas infraestruturas turísticas, incluindo vários hotéis.

“A maior operação de requalificação jamais realizada na frente de mar de Monte Gordo”, segundo a autarquia, vai arrancar em setembro deste ano e deve estar terminada em maio de 2017. A requalificação da frente de praia vai dar origem a um grande passeio marítimo com comércio, restaurantes e espaços verdes e de lazer. A intervenção está avaliada em 15 milhões de euros.

Na zona nascente da frente de mar de Monte Gordo vai surgir um novo empreendimento turístico, no valor de 50 milhões de euros. Na zona do antigo parque de campismo de Monte Gordo vai também ser construído um conjunto de unidades turísticas, avaliado em 120 milhões de euros.

Ainda junto à praia de Monte Gordo vai nascer um núcleo hoteleiro “de gama superior” com “vistas espetaculares sobre a baía de Monte Gordo e a Mata Nacional das Dunas Litorais”, que vem dar resposta “aos máximos consecutivos de ocupação registados na zona turística de Monte Gordo, cujas taxas médias foram as mais elevadas de todo o Algarve durante 2015”, lê-se no comunicado da autarquia.

Este ano arrancará também a construção do hotel do Complexo Desportivo de VRSA, com quatro ou cinco estrelas. As obras, que devem ter início em setembro, estão orçadas em 5 milhões de euros.

No segundo semestre do ano vai ainda avançar a construção de três unidades hoteleiras de charme no centro histórico da cidade algarvia, que vêm aliar “a recuperação do património ao turismo cultural e terão a configuração de um resort a céu aberto”.

Luís Gomes, o presidente da Câmara local, não tem dúvidas em afirmar que este é “o maior projeto jamais realizado no concelho em equipamentos turísticos e hoteleiros”, sendo que “só em novas unidades de alojamento está previsto um investimento de 185 milhões de euros”. Para além de consolidar a estratégia turística do concelho, este investimento vai também permitir a criação de dezenas e postos de trabalho.


Comentários