Antigo matadouro do Porto vai ser espaço dedicado às empresas, cultura e desporto


O projeto deve avançar já no próximo ano e vai custar cerca de 10 milhões de euros.



imagem: openhouseporto.com


A Câmara do Porto apresentou o projeto de reconversão do antigo Matadouro Municipal da cidade na semana passada, em Milão, Itália, aquando da 21ª Trienal de Artes, Design e Arquitetura. A autarquia quer lançar o concurso para adjudicação dos trabalhos já no próximo ano, para que as obras arranquem ainda antes do final de 2017 e o projeto fique terminado a meio do próximo mandato.

O antigo matadouro, na Campanhã, que está abandonado há décadas, vai agora receber espaços dedicados às empresas, à cultura, às artes, à gastronomia e ao desporto. Vai ainda acolher um espaço multiusos, para os mais variados tipos de eventos, uma residência artística, estúdios media e de audiovisuais, para cinema, televisão e rádio, e o Museu da Indústria.


O mega projeto da autoria da sociedade Garcia & Albuquerque - Arquitetos prevê ainda a criação de um pequeno bosque, para diminuir o impacto paisagístico do edificado, uma ligação ao metro e a construção de um novo atravessamento pedonal entre a Via de Cintura Interna (VCI) e a linha de caminhos-de-ferro. As obras vão custar cerca de 10 milhões de euros.

Comentários