Idosos e lojas históricas protegidos de aumento de renda até 2027


Pessoas com grau de deficiência igual ou superior a 60% também vão beneficiar desta medida.





O PS vai estender por mais 10 anos o regime transitório que limita a subida brusca de rendas para inquilinos idosos e para lojas históricas. O regime, cujo fim estava agendado para 2017, vai assim ser alargado até 2027.

Esta medida surge no âmbito da política de habitação do novo Governo e vai entrar em vigor em breve, ainda antes de terminar o atual regime transitórios. Ficam assim protegidas de aumentos bruscos de renda as lojas que as autarquias considerem ter interesse histórico e cultural e os idosos que em 2012 já tinham 65 anos (ou mais) e um contrato de arrendamento anterior a 1990, mas não só. Também as pessoas com grau de deficiência igual ou superior a 60% serão abrangidas, quando “o arrendatário invocar e comprovar que o rendimento anual bruto corrigido do seu agregado familiar é inferior a cinco salários mínimos nacionais”, contou ao DN o deputado do PS Pedro Delgado Alves.


O projeto de lei do PS, que vai ser discutido na sexta-feira, pretende assim “dar tranquilidade aos inquilinos mais idosos” ou com deficiência e proteger o comércio local e tradicional que tem um “papel fundamental e estruturante” na vida das cidades.

Comentários