Siemens: novas instalações em Munique


A nova sede da Siemens em Munique, foi inaugurada dia 24 de junho e tem um dos edifícios mais sustentáveis do mundo.


imagem: idealista

O complexo de escritórios da Siemens em Munique, situado na zona histórica da cidade em Wittelsbacherplatz, é um dos edifícios mais modernos do mundo, com uma área de 45.000 m2 e é praticamente autossuficiente. Em comunicado a empresa refere que conjuga “em plena harmonia a tradição da cidade com a modernidade e as características técnicas de sustentabilidade e eficiência que são apanágio da Siemens”.

A autoria do projeto do edifício é do gabinete de arquitetura dinamarquês Henning Larsen Architects. Tem capacidade para empregar 1.200 trabalhadores e houve a preocupação de responder às necessidades daqueles que o ocupam, disponibilizando um espaço com serviço de cuidados infantis, uma área fitness e um espaço para todos aqueles que se deslocam para o trabalho de bicicleta.

A nova sede da Siemens gastará menos 90% de eletricidade, menos 75% de água e diminuirá as emissões de CO2 em 90% comparativamente com o anterior edifício onde estavam instalados. O uso de energia geotérmica, por exemplo, é uma importante parte do sistema de controlo climatérico, tendo cerca de 100 mil litros de água a serem bombeados por hora em canos na fundação do edifício, aquecendo e arrefecendo o complexo dependendo da altura do ano. Outra das características é que todas as faixadas viradas para os pátios têm janelas grandes, de forma a permitir que a luz solar ilumine suficientemente as salas. Também no telhado, além de poderem ser recolhidos até 1,5 milhões de litros de água da chuva para serem utilizados nas descargas sanitárias, têm ainda um sistema fotovoltaico para gerar energia, aproximadamente um terço (1/3) da necessária para manter todo o edifício.


“Um aspeto chave do nosso conceito geral de energia na nova sede não é apenas reduzir drasticamente o consumo de energia, mas também garantir que temos o máximo possível de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis,” diz Jesper Friis, um dos responsáveis da equipa da Siemens Real Estate.”

Comentários