Casas modelares portuguesas são destaque na Bienal de Veneza


Sistema Gomos permite construir uma moradia num período “sete vezes inferior à média praticada no nosso país”.



imagem: archdaily.com.br


O Sistema Gomos, um sistema construtivo flexível e evolutivo, que utiliza módulos de betão, com 5,90 por 2,35 metros – os gomos – para construir habitações em muito pouco tempo, está em destaque na 15ª Bienal de Veneza.

O estúdio SUMMARY, responsável por este sistema modelar, é o mais jovem estúdio convidado para apresentar o seu trabalho na Bienal. No local estão expostas duas peças infra-estruturais e uma peça do Sistema, para dar a conhecer o conceito e os elementos que lhe deram origem. Na zona da exposição estão também a passar dois vídeos que permitem comparar o processo construtivo com infra-estruturas e o processo de construção com o Sistema Gomos.

 “Não se trata da invenção mas sim de uma reinterpretação – partimos de um sistema construtivo existente usado em infra-estruturas de drenagem de água e transformámo-lo num sistema construtivo habitável. Em termos estruturais e em termos de processo de construção, o Sistema Gomos é em tudo idêntico às manilhas de drenagem em betão armado”, conta o autor do sistema, Samuel Gonçalves, lembrando que este sistema permite a construção de uma habitação num período “sete vezes inferior à média praticada no nosso país, sem comprometer a sua qualidade estrutural”.


Saiba mais sobre o Sistema Gomos em http://bit.ly/25OEdMC.

Comentários