Habitação: valor médio de avaliação bancária volta a subir


Casas valem mais 0,6% do que em abril e mais 3,3% do que em maio do ano passado.





O valor médio de avaliação bancária, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação, subiu pelo segundo mês consecutivo. De acordo com dados do INE, em maio, no total do país, as casas atingiram os 1.060 euros por metro quadrado, mais 0,6% do que no mês anterior.

Esta subida deveu-se, sobretudo, ao aumento de 1,8% registado na região Centro, que viu o valor por metro quadrado passar de 867 euros em abril, para 883 euros em maio.

Se compararmos ao período homólogo, a subida foi de 3,3%. “Todas as regiões apresentaram valores de avaliação superiores aos observados em maio de 2015, sendo a região Norte aquela em que se registou o aumento de maior intensidade, 37 euros por metro quadrado, para 933 euros por metro quadrado”, anunciou o INE.

O valor dos apartamentos registou, no mês passado, um aumento de 0,1%, passando o metro quadrado a valer 1103 euros. Neste tipo de habitação, os maiores aumentos foram sentidos nas regiões Centro (1,0%) e Algarve (0,6%).


Relativamente às moradias, o valor por metro quadrado fixou-se nos 982 euros, mais 13 euros do que em abril. A região Centro e a Região Autónoma dos Açores registaram os maiores aumentos, de 22 e 20 euros, respetivamente, correspondendo a subidas de 5,9% e 5,2%.

Comentários