Euribor registam novos mínimos pelo quarto dia consecutivo


Taxas têm caído em todos os prazos e estão em terreno negativo há largos meses.





As taxas Euribor voltaram a cair hoje para novos mínimos históricos, em todos os prazos. É o quarto dia consecutivo que isso acontece.

A Euribor a 12 meses, que atingiu valores negativos pela primeira vez a 5 de fevereiro deste ano, fixou-se hoje em -0,062%, menos 0,003 pontos do que na sessão de ontem.

No prazo a nove meses, a descida foi de 0,004 pontos, ficando hoje pelos -0,129%. A taxa neste prazo está em valores negativos, consecutivamente, desde 7 de janeiro, mas já antes, entre 27 de novembro e 3 de dezembro de 2015 tinha pisado terreno negativo.

A taxa a seis meses, que está com valores abaixo de zero desde 6 de novembro do ano passado, desceu para -0,189%, menos 0,001 pontos do que na terça-feira.

Já a três meses, a queda foi também de 0,001 pontos, chegando aos -0,293%. A Euribor a três meses regista valores negativos desde 21 de abril de 2015.


Recorde-se que as Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário. Em Portugal, a taxa a seis meses é a mais utilizada nos créditos à habitação, mas esse cenário poderá mudar, já que, atualmente, muitos bancos já só oferecerem taxa a 12 meses.

Comentários