Barcelona altera lei do alojamento turístico

A cidade espanhola aprovou na sexta-feira uma lei para limitar o número de camas disponíveis nos hotéis e em apartamentos turísticos. O objetivo é diminuir o número de turistas, que se tem sobreposto ao número de habitantes.

Barcelona é uma cidade com 1,6 milhões de habitantes, segundo conta o Dinheiro Vivo, mas só no último ano foi visitada por 32 milhões de turistas.

Além de limitar o número de camas, a lei impõe uma moratória sobre a construção de novas unidades hoteleiras e uma suspensão da emissão de licenças para apartamentos turísticos.

O elevado número de turistas está a alterar a rotina e a provocar o aumento dos preços no centro da cidade, o que está a obrigar muitos habitantes a mudarem-se para os arredores.

Atualmente existem 75 mil camas de hotéis e 50 mil em apartamentos turísticos mas as associações de moradores de Barcelona estimam que existam mais 50 mil ilegais.

Para a indústria turística a nova lei, apelidada de plano urbano especial para a acomodação turística, “não vai conseguir regular a afluência de turistas ao limitar o número de camas, apenas regular o local onde dorme”. Isto porque dos 32 milhões de turistas, estima-se que 23 milhões sejam excursionista e não passem a noite na cidade.

Comentários