IRS: Casais que querem dividir património impedidos de submeter declaração

Um erro informático está a impedir os casais, que optam por declarar os bens imóveis em conjunto, de submeter a declaração de IRS. O Governo já reagiu e prometeu ao Dinheiro Vivo que a situação ficará resolvida até quarta-feira.

A nova Adicional ao IMI vai estrear no próximo ano, e os casais já se estão a preparar para o que aí vem.

A nova taxa incide sobre todos os indivíduos que possuam imóveis com um Valor Patrimonial Tributário (VPT) superior a 600 mil euros. A taxa a aplicar é de 0,7% sobre o VPT. Caso o valor ultrapasse 1 milhão de euros a taxa sobe para 1%.

Contudo, os casais podem optar pela tributação conjunta dos imóveis. O que faz com que a nova taxa adicional só seja cobrada no caso do VPT do conjunto de imóveis ultrapassar 1,2 milhões de euros. É aqui que entra o problema.

Para poderem pedir a tributação conjunta dos imóveis, os casais devem preencher e entregar uma declaração, exclusivamente online, até dia 31 de maio. Data em que também termina o prazo para entregar a declaração de IRS.

A maioria dos casais que optaram por esta forma de tributação não está a conseguir submeter as declarações. Segundo o DinheiroVivo, o Governo garantiu que o problema deve ficar resolvido até esta quarta-feira.

Comentários