Lisboa, Barcelona e Nova Iorque querem colocar um limite no preço das casas

Num artigo conjunto, os gestores municipais de Lisboa, Barcelona e Nova Iorque pedem para que lhes seja dada maior capacidade legislativa de forma a poderem limitar os preços das casas, que têm vindo a subir de forma ininterrupta.


O principal culpado desta subida de preços é o Alojamento Local, segundo informa o artigo citado pelo Dinheiro Vivo.

“A cidade é nossa casa, e também é hoje onde o direito à habitação, um dos direitos mais básicos, mas menos protegidos, é mais ameaçado”, revelou Paula Marques, vereadora para Habitação da Câmara Municipal de Lisboa, Brad Lander, membro da Câmara de Nova Iorque responsável pelo acesso a casas acessíveis, e Laia Ortiz, responsável de Direitos Sociais do município de Barcelona.

O artigo conjunto avisa que a especulação e a “pressão” turística põem em causa a estabilidade dos lares e famílias que vivem nas cidades, e que essa situação só pode ser combatida colocando um teto no limite do preço das habitações.

Para os assinantes do artigo conjunto, é necessário que as cidades possam regulamentar os preços do arrendamento, criando índices de referência e proibindo que os preços excedam esses limites.

Comentários