A plataforma de alojamento turístico sugeriu uma alternativa para controlar os problemas que possam ocorrer nos prédios devido a existir uma fração de alojamento local (AL). Em vez de ter de ser pedida autorização para tornar um apartamento em alojamento turístico, a AirBnb propõe que os vizinhos denunciem excessos cometidos pelos hóspedes.
A proposta surge no âmbito da discussão sobre alojamento
local que se tem verificado até aqui, e numa altura em que se prevê que a lei
do AL venha a ser alterada.
A proposta foi divulgada ao Expresso pelo diretor de Política
Global da AirBnb, Chris Lehane, que explicou que a ideia é que à terceira
queixa dos vizinhos o imóvel seja retirado da plataforma.
Esta medida já é uma realidade em algumas cidades dos
Estados Unidos da América como Nova Orleães ou Chicago. As queixas são feitas
no site da AirBnb e geridas pelo governo que à terceira notifica a plataforma
de alojamento local.
“Na Europa nunca houve muito interesse nisto e Portugal poderá
vir a ser o primeiro país onde o podemos vir a fazer. Mas para por isso em
prática tipicamente precisamos do governo a trabalhar connosco e a dizer onde
há queixas. E funciona porque as pessoas são incentivadas a comportarem-se. Não
quero falar pelo Governo português, mas nós podemos fazer isso e estamos disponíveis
para falar sobre o assunto, se for necessário”, garantiu Chris Lehane.
Resta saber qual o
incentivo que será dado aos hóspedes para estes se comportarem, já que a
penalização parece cair sobre o proprietário do AL e não sobre os
prevaricadores.
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